RECEBI UMA INTIMAÇÃO POLICIAL, E AGORA?

Se você recebeu alguma intimação policial ou foi procurado por policiais civis em sua residência ou trabalho, saiba o melhor a se fazer.

Caso você tenha registrado algum boletim de ocorrência recentemente, possivelmente essa procura ou intimação deva ser para prestar algum esclarecimento adicional sobre esse fato.

Porém, se não for o caso, podemos ter 2 hipóteses:

A primeira é caso seja procurado pelos policiais e não tenha sido deixada Intimação Formal (em papel), os investigadores então podem estar no intuito de colher informações prévias sobre uma investigação em andamento que de alguma forma você foi citado ou envolvido.

Nesse caso é preciso saber e entender quais são as reais citações e acusações que tenham sobre você, para da melhor maneira poder se defender. Um advogado contratado para diligência poderá antes mesmo de apresentá-lo para os devidos esclarecimentos, ir até a delegacia a qual os policiais representam e ter acesso às informações e a investigação que está sendo envolvido.

Já no segundo caso, de intimação formal, com entrega de documento com identificação de IP (Inquérito Policial), CP (Carta Precatória – Fatos ocorridos em outra cidade ou Estado), ou B.O (Boletim de Ocorrência), bem como seu nome, nome do(a) Escrivã(o) do feito e Delegacia Responsável, aí então o seu comparecimento se dará para colher depoimento sobre uma Procedimento já em andamento.

Mas aqui está outro cuidado que deve ser tomado, em alguns casos junto do seu depoimento, o Delegado pode determinar seu FORMAL INDICIAMENTO, que na verdade se trata de incluir em seus registros à acusação por referido crime. Isso pode repercutir de forma negativa àquela pessoa que é primária e não tem antecedentes, pois apesar de ainda não ter sido condenado, já contará com tal acusação em seu nome. Além disso, o Indiciamento faz crer também no processo judicial que se prosseguirá, que o Delegado em fase policial já teve seu entendimento sobre sua autoria pelo fato criminoso.

A fim de evitar tais prejuízos e buscar esclarecer os fatos da melhor maneira possível, assegurando os termos da lei, o Intimado deve procurar um advogado quando receber qualquer tipo de intimação, seja a formal ou informal, para pedir a devida orientação e acompanhamento.

Cabe ressaltar que, lamentavelmente, muitas injustiças são cometidas em delegacias quando não há acompanhamento especializado. Um advogado criminalista vai observar o procedimento com atenção para verificar se direitos estão sendo desrespeitados.

Procurando um Advogado?

Podemos te ajudar

Conte com nossos serviços jurídicos

Contato

© 2022  www.sabinoadvogados.adv.br  – Todos os Direitos reservados.